Inteligência vem de mãe, diz estudo

De acordo com um estudo sobre o papel da selecção sexual na evolução da inteligência humana, elaborado por um grupo de cientistas da Universidade de Coimbra e divulgado pelo Jornal “Correio da Manhã”, a inteligência é hereditária e é transmitida pelas mães aos filhos.

Inteligência vem de mãe

E porque vem das mulheres e não dos homens?

Os homens dão mais importância à inteligência do que as mulheres, e inconscientemente, procuram construir família com mulheres até três vezes mais inteligentes que eles.

As pesquisas que envolveram quase 67 mil casais portugueses de todo o país, mostraram também que podem existir razões genéticas que expliquem os motivos do insucesso escolar afectar mais os homens.

Os investigadores que trabalham de momento na localização específica dos genes da inteligência, explicaram ao Correio da Manhã, que existiam apenas um ou dois genes responsáveis pela inteligência,  e que esses genes, vinham da progenitora  tal como já se tinha verificado em estudos com outros mamíferos.

“Se tivermos uma mãe inteligente temos 80% de possibilidades de também sermos inteligentes.”, “Existem muito mais génios e deficientes mentais homens.”, declararam os investigadores.