Os problemas de remover amigos no facebook

  Um simples acto de remover pessoas que estão na nossa lista de amigos no facebook poderá suscitar consequências indesejadas e traumas na vida real.

O problema de remover amigos no facebook

    O facebook permite que os seus utilizadores removam os amigos da sua lista discretamente.

A referida funcionalidade  tem  vindo a ser cada vez mais usada na maior rede social do mundo. Uma má experiência ou desentendimento com um utilizador amigo pode impulsionar o fenómeno.

    Um estudo realizado pela  Universidade de Denver  que aborda o tema, defende que as publicações sobre política, religião ou de spam sobre qualquer assunto impulsiona uma limpeza de contactos.

     O estudo conseguiu salientar que as pessoas que fazem mais pedidos de amizade no facebook ou que passam mais tempo online  são as menos cortejadas na vida real e tendem em procurar afinidades e empatias virtuais como um complemento, apesar de muitas das regras da amizade na Internet estarem desvirtuadas da vida real.

     Quando um utilizador se apercebe que foi removido da lista de amigos por alguém que conhece e sempre falou na vida real sem entender os motivos que levaram à exclusão, fica confuso e obviamente que não se trata de uma situação confortável para pessoas que possuam necessidades de autoestima ou que estejam mais sensíveis psicologicamente.

    Por exemplo, um comportamento  que foi apontado no estudo e que demonstra muita insensibilidade, pois foi alegado como um bom pretexto para remover contactos,  é o facto das mulheres depois de terem um bebé, tornarem-se  desinteressantes para muitos utilizadores. Na vida real, certos tipos de rupturas de amizade nunca aconteceriam de uma forma tão radical.

   Há casos conhecidos mundialmente e que resultaram em tragédias. Em 2012, uma noticia avançada pela comunicação social relatou o caso de um pai que assassinou um casal nos Estados Unidos por terem removido a sua filha da lista de amigos do facebook.